01 abr Reabilitação pós COVID -19
A grande notícia de que se está curado da COVID-19 nem sempre quer dizer que a pessoa estará completamente livre dos sintomas associados da doença. É muito comum a ocorrência de complicações e/ou sintomas persistentes nos pacientes após a infecção pela COVID – 19, os quais podem variar de acordo com a gravidade e necessidade ou não do internamento hospitalar, exigindo um acompanhamento profissional especializado. A complexidade e diversidade de danos causados pela COVID-19, acompanhada de doenças prévias como diabetes, obesidade, asma, enfisema, entre outras, deverão ser consideradas pelo profissional no momento da reabilitação.
Dentre as principais complicações decorrentes da COVID-19, podemos citar:
- Comprometimento de volumes pulmonares;
- Dores torácicas;
- Fraqueza muscular;
- Limitação na realização de atividades rotineiras;
- Cansaço durante esforços;
A queixa de cansaço, falta de ar e respiração curta, seja durante a realização de treinos físicos, caminhadas ou até mesmo em tarefas domésticas é uma queixa comum, e caso não tratada, poderá persistir por um longo período. A osteopatia pode contribuir para a resolução destes sintomas, melhorando o tônus da musculatura respiratória, dando maior mobilidade a caixa torácica, além da regulação da atividade nervosa, permitindo alívio dos sintomas e aceleração do período de recuperação. Desta forma, é importantíssimo o acompanhamento desses pacientes pelo profissional fisioterapeuta osteopata.
Caso tenha sido infectado pela COVID – 19 e apresente algum sintoma e limitação persistente, marque já sua consulta! Nossa equipe estará pronta para realizar sua avaliação e elaborar um tratamento específico a sua queixa e necessidade.
Sem comentários